quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Para Fry ou Para Chip


Todas as coisas boas têm histórias dolorosas por trás deles, assim como a batata, o pai do Fry francês.

Mas vamos começar pelo começo. Havia apenas a batata, para começar. E isso era um segredo muito bem guardado nos desertos da América do Sul, na área de Peru, Equador, Chile, milhares de anos atrás, onde era um tesouro saboroso dos Incas. Esta civilização descobriu a cultura de batata selvagem, por volta de 750 aC e começou a usá-los como produtos alimentares, como medicamentos, até mesmo para dizer o tempo. Ao longo dos séculos, o spud podgy pouco se tornou uma parte inseparável de sua cultura. Divindades de batata foram adorados deuses e às vezes tinham que ser apaziguados quando a cultura da batata falhou.

O segredo não estava exposta ao resto do mundo (assim como o seu local de nascimento e da civilização Inca), e foi só no início do século XVI que os espanhóis que conquistaram o Império Inca teve este pequeno preto, tubérculo pouco atraente olhar para trás com eles para a Europa, mas ainda estavam em dúvida sobre comer. Eles carinhosamente chamado it `a pedra não comestíveis" No entanto, de volta à América do Sul, foi usado pelos soldados invasores como um alimento nutritivo e enchimento.

Em 1596 o Inglês acidentalmente tem seu primeiro contato com a batata, quando Sir Francis Drake partiu para a Inglaterra depois de ter conquistado as regiões do Caribe, arrancando-los longe do espanhol. Ele pegou algumas batatas para a viagem. Ele disse ter parado em cima da Virginia para pegar alguns soldados britânicos saudosos, um dos que teve uma amostra da planta para um amigo botânico, John Gerard. Este botânico introduziu a batata para o mundo, como um produto da Virginia em 1597. O fato era que não era até o século XVII que as batatas chegaram em solo americano! Quando isso acontecia, era devido à irlandeses que se tinham estabelecido em Nova Hampshire.

O fato é que na Europa, só os irlandeses estavam dispostos a enfrentar todos os rumores que cercam este veggie pouco, e ainda comê-lo. Muitos acreditavam que ele era venenoso porque pertencia à mesma família botânica como a beladona, que causou a lepra porque tinha dado uma erupção uma vez, que não foi mencionado na Bíblia, portanto, era um sacrilégio, e todos os tipos de outras histórias ridículas. Foi só o irlandês que foi favorável, o tubérculo cresceu bem em seu clima e também desde a nutrição da população crescente na Irlanda necessário. Foi também considerado um afrodisíaco, mas isso não incomodá-los! Na verdade, ele ficou tão identificado com a irlandesa que em 1733, o vendedor de sementes Inglês Stephen Switzer resumiu a opinião popular da batata como "aquele que foi até agora reckon'd um ajuste único alimento para irlandeses e palhaços."

Em 1588 a batata chegou na Alemanha, mas foi considerado apto apenas para o consumo de prisioneiros. Apenas em 1744 o rei William ordenou camponeses para plantá-las, a fim de salvá-los de fome, que tem aceitação como alimento regular.

Foi, no entanto, na Alemanha que as batatas tiveram seu melhor aliado para, como Antoine Parmentier agosto, um químico francês que viveu em batatas, enquanto mantido em cativeiro durante a guerra de sete anos. Quando voltou para casa, ele usou todos os seus poderes de PR para ganhar aceitação para o tubérculo humilde e conseguiu. Ele publicou uma tese sobre "Inquérito sobre legumes nutritivos que em momentos de necessidade poderiam ser substituídos por comida comum" em 1773, e também trouxe um buquê de flores de batata para a festa o rei Luís XVI de aniversário. O rei foi gentil o suficiente para colocar uma flor na lapela e sua esposa, a rainha Maria Antonieta usava em seu cabelo. A batata tinha chegado.

O químico inteligente decidiu continuar a sua actividade de batata popularizar, dando festas onde, até vinte pratos eram feitos de batatas, e também obteve permissão para plantar um hectare com plantas de batata. A estratégia real ainda estava por vir. O acre foi meticulosamente guardado durante o dia e deixada desprotegida durante a noite. Curiosidades foram despertados por que motivo um campo tão comum precisa ser guardado e com certeza, roubos da planta tornou-se regular durante as noites. Logo, a batata encontrou o seu caminho ao longo do interior da França. Por 1813, a batata ganhou aceitação na Escócia, Holanda, Áustria, Suíça, Alemanha e Itália. Graças aos franceses, as batatas foram finalmente considerado chique o suficiente para comer.

A batata era uma parte tão importante da dieta irlandesa que quase 20% de sua população foi dizimada no meio do século XVII, quando uma cultura da batata falhou. Em 1845, outra fome da batata atingiu a Irlanda e desta vez eles migraram em grandes números para os Estados Unidos.

Não muito tempo depois, alguém decidiu retirar uma fatia de batata em óleo fervente e, provavelmente descobriu a batata frita. Não, não era tão simples como isso. De fato, há uma verdadeira guerra de opiniões quanto a quem realmente inventou a batata frita. A alegação francês foi o seu compatriota e também a alegação belga. Então não estamos realmente muito certo se devemos chamá-lo francês ou belga Fries?? Quem foi, por meio do século 18, Fries tinha-se tornado um lanche popular, bem como uma parte de uma refeição por toda a Europa. Para chegar a América, eles levaram mais de 100 anos. Thomas Jefferson amostrados-los em Paris e trouxe a receita. Em um jantar na Casa Branca em 1802, o menu incluiu "batatas servidos à francesa." Mas não é assim que eles têm o seu nome.

Soldados americanos estacionados na França durante a II Guerra Mundial desenvolveu um gosto para a batata frita, assistiram a este modismo e ansiado para os gordurosos, saborosos vergões pouco para trás para casa. Talvez essa seja a razão pela qual French Fries são considerados tão francês nos EUA.

Hoje, McDonalds tem o crédito para vender o Fry francês perfeito, mas levou anos para ser perfeito e milhões de dólares em investimento. Quando eles primeiro a ser servido batatas fritas eram muitas vezes limp, mais oleosa, às vezes mais dourado, às vezes mal passado, em suma, completamente fora da marca. Muita pesquisa depois, eles decidiram que as batatas fritas frescas feitas ruim, aqueles curado por três semanas antes de fritar deu a fritar perfeitamente frito! Assim como está hoje, mas é claro, com um monte de outras inovações também.

Batatas fritas, tal como os conhecemos hoje, são obra de um Chef despertou, incapaz de satisfazer um convidado abertamente exigente. Em 1835, no Lago Moon House Hotel em Saratoga Springs, a ferrovia magnata Commodore Cornelius Vanderbilt pediu batatas fritas a forma como o francês fez. O Chef tentou o seu melhor, mas o Commodore ainda encontrou muito grosso. Finalmente, o Chef, George Crum ficou tão bravo que ele cortou a batata em papel fino, frita-los a uma batata frita em óleo, e, em seguida, encharcou-se com sal. Vanderbilt pensei que eles eram ótimos! "Saratoga Crisps", assim, tornou-se um item popular no menu do hotel. Mas estes tinham que ser consumidos frescos. Venda comercial de batatas fritas não começou antes que eles pudessem chegar a um método de embalagem adequada, que poderia mantê-los crocantes. Isso aconteceu apenas em 1926, quando um Scudder Sra. veio com um saco de papel encerado, batata chip. Este Chip tornou-se um acesso de raiva.



Mas, para um longo período de tempo, batatas fritas foram um prato do Norte, na melhor das hipóteses. Na década de 1920, um caixeiro-viajante do Sul, Herman Lay, ajudou a popularizar o chip, tentando vender batatas fritas para as mercearias do Sul fora de um tronco em seu carro, um negócio assim, foi construído em seu nome e do chip adquiriu a nome de Chips Lay. Pouco a pouco, tornou-se uma marca comercializados com sucesso em todo o país e em 1961, Herman Lay fez uma aliança estratégica, com chips baseados em Dallas Frito. Em 1965, Chips Lay batata também foram comercializados sob suas marcas em todo o mundo e em 1970, as vendas de chips de batata Lay topo da marca de US $ 1 bilhão.

Hoje, os americanos consomem cerca de seis milhões de quilos de batatas em forma de batatas fritas todos os anos, a ingestão média americana cerca de trinta quilos de batatas fritas por ano. Hoje, a veggie pequena pedra que os espanhóis rejeitaram-é o alimento mais popular do mundo, segundo grampo.

Por anos acreditou-se que comer batata a um reduzido tempo de vida do porque continha um afrodisíaco. Hoje as pessoas juram por batatas fritas, que são consumidos com quase a mesma paixão que impulsiona sexo, às vezes, é tão satisfatório também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário